LOIROS: COMO ESCURECER CORRETAMENTE USANDO A PRÉ-PIGMENTAÇÃO
Oi amores!
Se você curte mudanças radicais, está loiraça, e quer ficar morena, a dica de hoje é pra você!
Escurecer as madeixas não é um processo tão fácil como a gente costuma pensar. Não é só chegar e tacar uma tinta preta ou castanha por cima do loiro, pois isso pode gerar resultados indesejáveis.
Os cabelos loiros claríssimos contém muito pouco pigmento, e os descoloridos, praticamente nenhum...
Já os cabelos escuros possuem muitos pigmentos, que geralmente são vermelhos ou marrons.
Então, se você tacar uma coloração em cima de uma cabelo despigmentado, corre o risco de não pegar direito e ficar todo manchado. E por isso, é necessário utilizar algumas técnicas, para que a cor fique mais uniforme e dure por mais tempo.
Caso você queira escurecer apenas dois tons (por ex. passar do 8 para o 6), não é necessário uma pré-pigmentação.
Mas se você está com o cabelo num tom 9 e quer passar para um tom 5, precisará fazer a pré-pigmentação com um tom mais alto, que no caso seria o tom 4. E só depois, aplicar o tom exato (5), com ox de 20 volumes.
OBS: Para escurecer, sempre se usa a ox de 20 volumes.
Como o castanho tem fundo de clareamento vermelho, será necessário uma mistura do 5, com um reflexo verde (mate), para neutralizar esse vermelho.
A pré-pigmentação:
A pré-pigmentação é uma técnica utilizada para reconstruir a cor dos fios despigmentados, e é bastante indicada para as loiras que querem voltar à tonalidade natural ou escurecer mais de três tons, ou quando se apresenta uma elevada porcentagem de cabelos brancos, principalmente quando estão concentrados mais numa região.
O ideal é repigmentar com matizes quentes, como dourado, vermelho, ou cobre; e jamais usar nuances frias, para evitar os reflexos esverdeados e chumbados indesejados.
O vermelho pode ser aplicado com água morna antes da aplicação da tintura. Dessa forma, os pigmentos são devolvidos para o cabelo antes da coloração, o que garante a fixação da nova cor e revelação da nuance desejada.
Esta também é uma técnica excelente para devolver o brilho às madeixas muito desbotadas.
Existem várias técnicas de pré-pigmentação.
Veja algumas:
Técnica 1 (mais antiga):
Escolha a cor e aplique um tom mais claro, com nuance acobreada ou avermelhada, pura ou com água morna; logo em seguida prepare a cor desejada e aplique com oxidante de 20 volumes com o tempo de pausa de 35 minutos.
Exemplo.:
·O cabelo está com o tom 10.
·A cor desejada 5.
·A cor a ser aplicada na pré-pigmentação: um 6 avermelhado ou acobreado, que pode ser aplicado puro ou com água morna.
·Em seguida, passe um pente ou seque com uma toalha para tirar o excesso, e aplique a cor desejada 5 com oxidante de 20 volumes e tempo de pausa de 35 minutos .
Técnica 2:
Escolha a cor e aplique um tonalizante ou uma coloração com oxidante de, no máximo, 10 volumes, um tom mais claro com nuance acobreada, avermelhada ou dourada, deixe em pausa por 20 minutos, enxágue, passe um pente ou seque com uma toalha para tirar o excesso, e logo em seguida prepare a cor desejada com oxidante de 20 volumes e tempo de pausa de 35 minutos.
Exemplo:
·O cabelo está com o tom 10.
·A cor desejada 5.
·Tonalizar com 6 com nuance acobreada, avermelhada ou dourada e tempo de pausa de 20 minutos
·Enxágue.
·Aplicar a coloração 5 com oxidante de 20 volumes. Tempo de pausa de 35 minutos.
Técnica 3:
Aplicar uma cor com um tom mais escuro que a desejada, com nuance dourada, deixar 40 minutos e enxaguar. Esta técnica facilita voltar à cor mais clara, fato que seria muito difícil nas técnicas acima. Porém, o que predomina aqui é a técnica de aplicação, que deve ser precisa e minuciosa em todos os detalhes.
Exemplo:
·O cabelo está com o tom 10.
·A cor desejada 5.
·Preparar a cor 4 com nuance dourada um pouco a mais do que usaria normalmente; tempo de pausa de 40 minutos.
·Massagear mecha por mecha a cada 10 minutos.
·A cada massagem observar onde houve maior absorção da tinta e ir reaplicando nessas regiões o que sobrou na cumbuca.
·Enxaguar e aplicar um condicionador com pH abaixo de 3,5; de preferência não aplicar shampoo, ou caso não seja possível, aplicar shampoo com pH abaixo de 4,5.
Essa última técnica é uma das mais modernas, e para utilizá-la dependerá muito da qualidade e da quantidade de pigmento utilizado na coloração. Como não é possível determinar este fator através do rótulo, o ideal é entrar em contato com o departamento técnico da empresa da coloração e se informar qual a melhor técnica aconselhável para este processo.
Estas são as técnicas que são denominadas como pré-pigmentação ou repigmentação. Todas as técnicas apresentam melhores resultados na segunda aplicação da tinta, após a pré-pigmentação.
É importante utilizar uma linha de manutenção com o pH abaixo de 4,5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário